Avanços minimamente invasivos que a mantêm jovem:
Os novos procedimentos que atenuam (mesmo) o passar do tempo...
Agora é mais fácil conseguir que os anos não passem por si... Pelo menos, na aparência. A medicina estética tem substâncias antirrugas, tais como o botox e o laser, que superam em eficácia, rapidez e segurança as suas antecessoras.
Cada vez são mais as pessoas que fogem das mudanças drásticas proporcionadas pela cirurgia e optam por conservar o seu aspecto jovem ou corrigir pequenos defeitos com técnicas minimamente invasivas.
Quando o estado da pele permite, pode recorrer se a diversos tratamentos que lhe oferecem a possibilidade de recuperar a tonicidade e o tom da pele ou redefinir os traços do rosto, sem diminuir a naturalidade e com riscos mínimos.
O laser e outras luzes
Tanto o laser como outras fontes de luz utilizadas para o rejuvenescimento facial emitem radiações que são absorvidas pela pele e, ao penetrarem no tecido, transformam-no de maneira seletiva. Por isso, são usados diferentes tipos de fontes de luz para alcançar diferentes efeitos. Conheça os de última geração:
- Laser CO2RE Fraccionado
É usado para eliminar rugas, manchas cutâneas, cicatrizes de acne e dar mais firmeza à pele. Os seus micro-raios de luz incidem na pele, desenhando uma espécie de rede que atinge apenas alguns pontos, que serão alvo de um processo de cicatrização que dará origem a novas fibras de colagénio e elastina.
Em vez de destruir toda a epiderme e a derme superficial para que surja pele nova, como acontecia com os primeiros lasers, o fracionado permite uma destruição controlada das camadas superficiais e estimula a formação de colagénio e elastina sem danificar os tecidos envolventes.
A pele renova-se por completo, retrai-se o colagénio na derme profunda, o que produz maior tonicidade, e activa-se a formação de colagénio novo. Os resultados começam a observar-se logo após a intervenção, mas os definitivos só se vêem ao fim de quatro a seis meses.
O efeito permanece durante dois anos. O tempo de recuperação é de quatro a cinco dias mas podem ser necessárias várias sessões (uma a cada três a quatro semanas e o número varia segundo cada caso).
- Terapia fotodinâmica
Consiste na administração de uma substância que sensibiliza determinadas células perante uma fonte de luz. As reacções oxidação e danificam as células, daí que a sua principal indicação seja o tratamento de células pré-cancerosas e cancro da pele, com excepção do melanoma. Rejuvenesce a pele, melhora a pigmentação, diminui as rugas finas e controla a acne.
São necessárias três sessões anuais com um intervalo de quatro semanas (caso se realize com luz pulsada ou laser) e a cada duas semanas (se a fonte é a luz azul). Deve-se fazer uma sessão por ano como manutenção. O tempo de recuperação é curto. A vermelhidão e um ligeiro inchaço permanecem dois a quatro dias.
- Skin tightening
É conhecido como lifting sem cirurgia e combina radiofrequência com infravermelhos, tornando a pele mais firme. É usado para estimular a derme a regenerar-se e a rejuvenescer de dentro para fora. Com este tipo de tratamento a pele ganha elasticidade e firmeza.
A radiofrequência e os infravermelhos atingem as camadas mais profundas da pele, o que estimula imediatamente a produção de novo colagénio. As rugas diminuem, a pele ganha firmeza e os poros dilatados fecham.
Os resultados são rapidamente visíveis. Este é um tratamento indolor que tem efeitos logo após a primeira sessão. O tempo de recuperação medeia entre quatro a cinco dias.
Tratamentos baseados no som
Durante os últimos anos, os tratamentos feitos com aparelhos de ultrassons têm demonstrado ser bastante eficazes para tonificar e rejuvenescer a pele do rosto. São recomendados para pessoas que tenham rugas pouco profundas ou com flacidez leve ou moderada. Conheça os mais inovadores:
- Ultrassons
A energia acústica administra-se através de um pequeno feixe de luz de forma selectiva e a uma profundidade programada. As ondas sonoras, que se transformam em calor e se administram de forma seletiva, desnaturalizam o colagénio (que se renova) e produzem uma contração cutânea.
A flacidez e as rugas reduzem-se gradualmente entre três a seis meses depois do tratamento. Caso se deseje melhorar os resultados, pode-se repetir após os seis meses, mas um tratamento por ano costuma ser suficiente.
O tempo de recuperação também é rápido. Depois da primeira sessão, a pele fica ligeiramente avermelhada durante poucas horas. Pode-se fazer a vida normal, usando um protetor solar com fator de proteção FPS 50 +.
Os novos antirrugas
A toxina butolínica (comercializada sob o nome Botox) tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, fazendo com que vários laboratórios farmacêuticos desenvolvessem diferentes tipos desta toxina.
Em Portugal, já existem várias marcas e até agora os efeitos produzidos são semelhantes, embora alguns estudos indiquem que os mais recentes terão uma menor capacidade para criar anticorpos (algumas das proteínas que as toxinas butolínicas contêm podem criar anticorpos, que neutralizam, mais ou menos, o efeito da toxina), porque contêm menos proteínas e poderão ter um efeito mais duradouro.
O uso desta toxina em estética tem como objectivo relaxar alguns músculos faciais, sobretudo do terço superior da face, com o intuito de diminuir as rugas de expressão. A substância é injetada diretamente na área a tratar.
Os resultados começam a notar-se quatro a seis dias depois do tratamento e duram cerca de seis meses. O procedimento é praticamente indolor, não tem efeitos secundários e a pessoa recupera em quatro dias.
Técnicas combinadas
O uso combinado da toxina butolínica e dos preenchimentos, especialmente de ácido hialurónico, dão excelentes resultados. Com o botox consegue-se um efeito lifting, relaxando os músculos depressores da cara e potenciado os que a elevam. Do mesmo modo, é usado nos músculos que rodeiam o nariz para subir a sua ponta e na testa para dar forma às sobrancelhas. Também suavizam a glabela (zona entre as sobrancelhas) e os pés de galinha em redor dos olhos.
Com os preenchimentos, devolve-se volume perdido em algumas zonas e apagam-se as rugas do lábio superior e inferior, os sulcos nasogenianos (desde as asas do nariz até à comissura dos lábios) e as pregas de marioneta desde os lábios até ao queixo inferior.
A mesoplastia com tmt® system é uma das técnicas que usa o ácido hialurónico, neste caso de alta viscosidade, associando-o a um complexo multivitamínico. Este terapia tem um efeito hidratante, revigorante e antioxidante que previne e trata o envelhecimento cutâneo. O produto é aplicado na pele através de micro-injeções na área a tratar.
A hidroxiapatita de cálcio é um material de preenchimento que está a ter excelentes resultados. Composto pelo mineral que se encontra nos dentes e nos ossos. É usado para dar volume e preencher sulcos profundos na pele.